EURO11: Fundo Imobiliário Europar

Vimos nos posts anteriores diversas diferenças entre Imóveis e fundos imobiliários.

Analisando os fatores vimos que com pouco capital é possível comprar participações nos FII e receber mensalmente os dividendos das cotas compradas. Estes dividendos são os aluguéis recebidos dos locatários dos imóveis que compõem o fundo.

Chegamos a ver uma lista de diversos fundos e o escolhido foi o Europar (EURO11). Vamos analisar suas características e sabe o por quê ele se destaca entre os Fundos Imobiliários:

1. Possui a maior liquidez em Bolsa entre os FII. Embora, se comparada às ações, sua liquidez seja baixa, o EURO11 apresenta uma pequena diferença (spread) entre a melhor ordem de Compra e a melhor de Venda.

Ordens de Compra e Venda em EURO11Ordens de Compra e Venda em EURO11

2. Maior tradição de negociação na Bovespa (Desde 2003)

3. Sua cotação não oscila muito e a distribuição mensal traz boa renda mensal.

Cotação, Distribuição e Yield em 1 anoCotação, Distribuição e Yield em 1 ano

4. Olhando seu gráfico podemos inferir que o valor das cotas seguem umatendência de alta. Mesmo com a crise a queda do valor da cota não foi significante perto da última alta antes dela. Clique na imagem para ampliar.

EURO11_05/06/09EURO11_05/06/09

Atualmente o valor da cota está em R$165. Isso significa que se mantiverem os rendimentos de 1,36 sobre o valor da cota por mês, teremos um retorno líquido de 0,82%.

Este número pode ser um pouco desanimador se olhado sem uma referência. Para isso devemos comparar os rendimentos do CDI com o EURO11. A média de %CDI do EURO11 sobre o CDI no período é de aproximadamente 120%. Ou seja, caso o CDI renda 1,00% o EURO11 renderia 1,20%.

EURO11 x CDIEURO11 x CDI

Os cálculos acima não levaram em consideração a variação do preço na cota do fundo. Portanto, caso a cota venha a se valorizar (o que vem ocorrendo em 2009) teríamos além do ganho em dividendos/aluguéis o ganho de capital no valor da cota.

Obs: Para negociar fundos imobiliários é preciso ter conta cadastrada em uma instituição financeira (bancos, corretoras) para poder estar habilitado à negociar estes ativos.

Nota importante: Este artigo não tem como intenção ser recomendação de investimento e tem fins meramente educativos.

Fonte de Consulta:

Site do Consultor Sérgio Belleza

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos