Introdução a Alocação de Ativos

Depois de testar diversas estratégias como Análise Técnica, Venda Coberda, Análise Fundamentalista com relativo fracasso, encontrei uma jóia rara nos investimetnos:

A Alocação de Ativos.

Os 5 Benefícios da Alocação de Ativos

Desde que comecei a utilizar esta estratégia obtive diversos benefícios, como os 5 citados abaixo:

1. Maior Retorno

2. Menor Risco: Aliás, foi através dos estudos sobre alocação de ativos que entendi a importância de medir o risco.

3. Menos Operações: Diferentemente da maioria das estratégias difundidas no mercado, a alocação de ativos tem como foco o longo prazo e a minimização dos custos, o que é alcançado através de poucos operações.

4. Maior Tranquilidade: Não precisar olhar o mercado todo dia ou toda semana é impagável…E melhor, se você quiser olhar sua carteira apenas de mês em mês ou trimestralmente tudo bem. A estratégia de diversificação lhe permite este “luxo”.

5. Maior disciplina e paciência: Duas qualidades que aprimorei bastante após adotar a estratégia de alocação de ativos.

Neste artigo, pretendo apresentar alguns conceitos introdutórios baseados na leitura do livro All About Asset Allocation.

Dos livros recomendados, este é meu predileto pela sua linguagem clara e objetiva.

Conceitos-chave sobre Alocação de Ativos:

1. Diversificação reduz a chance de uma grande perda.

2. Rebalancear o portifólio controla o risco.

O nosso dever como investidor é sempre buscar o melhor investimento que se adeque ao nosso perfil de risco, permitindo alcançar nossas metas.

Alocação de ativos significa construir uma carteira composta de diferentes classes, como Ações, Renda Fixa, Câmbio, visando obter o melhor retorno possível para um dado risco.

Devemos estabelecer, com base em nosso perfil, a porcentagem em que iremos nos expor à estas classes.

Por exemplo: Pessoas mais conservadores e com um pequeno horizonte de tempo podem direcionar a maioria de seus investimentos para a Renda Fixa, já que esta se adequa à sua pequena aversão ao risco, além da adequação ao prazo, não estando sujeita a maior volatilidade dos outros investimentos.

Definir a alocação entre os ativos, tomando como base o nosso perfil é essencial. Estudos (em pdf) já mostraram que 90% do retorno de um portifólio dependem de sua alocação. Muito mais importante do que o timing para entrar e sair dos investimentos é nossa exposição à estes.

O “segredo” da Alocação de Ativos está no rebalanceamento das classes. Ou seja, quando a porcentagem das classes se desviarem da sua porcentagem original devemos rebalancear nossa carteira, trazendo esta novamente para a alocação original.

Por exemplo: Tomemos uma carteira com 50% em Bolsa e 50% em Dólar. No final do 1º ano a Bolsa se valorizou 20% e o Dólar -10%.  Neste caso devemos vender os excedentes em Bolsa para compor a parte que falta em Dólar. Deste modo estamos trazendo a carteira novamente para sua alocação inicial.

Para facilitar a explicação das vantagens do rebalanceamento vou utilizar imagens, simulando uma carteira sem realocar e outra realocando.

Beneficios do Rebalanceamento

Temos dois investimentos hipotéticos com grande volatilidade, fazendo com que nosso retorno composto nos investimentos isolados seja de 3,9% enquanto a média simples destes é de 5%.

O que quero chamar atenção aqui são os benefícios da realocação. Enquanto o portifólio com 50% A e 50% B (sem rebalancear) ficou com 3,9% de retorno composto, o portifólio que realocou teve 5% de retorno composto.

Rebalanceamento da Carteira

Beneficios do Rebalanceamento (2)

Enquanto o portifólio A tem um retorno total composto de 8% o B tem um retorno total composto de 10,25%.

Conclusão

O rebalanceamento se sustenta na teoria de regressão à média. Isso significa que cada investimento tem seu risco específico, asim como retorno, e que ao longo do tempo este segue as suas tendências naturais de movimentação.

Rebalancerar nossa carteira nos ajuda a tirar proveito de mercados muito otimistas e pessimistas, o que seriam movimentos erráticos (fora do normal) nas tendências naturais desse investimento.

Hoje eu tenho a certeza de que encontrei a estratégia que se encaixou perfeitamente no meu perfil: a alocação de ativos.

Se você ainda não se adaptou com as diversas estratégias existentes no mercado, convido-o a ler mais sobre alocação de ativos. O assunto, além de fascinante, trará uma visão muito mais abrangente do mercado.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos