Equity Risk Premium

O investidor inteligente que adota uma estratégia de alocação de ativos precisa conhecer o conceito de alocação de ativos.

Equity Risk Premium é um termo bem conhecido pelos investidores americanos que traduzindo livremente significa Prêmio de Risco em Renda Variável.

Seria o prêmio (maior rentabilidade) que o investidor recebe por estar investindo em um ativo de maior risco (ações). Logo, ele espera um retorno maior do que a renda-fixa por tomar maior risco.

Nos EUA esse prêmio tem se situado em torno de 6,0%. Esse número nada mais é do que a diferença entre o retorno composto anual das ações (large cap stocks) subtraído dos títulos públicos de curto prazo (t-bills).

Como as ações retornaram em torno de 10% anualmente e as T-Bills retornaram em torno de 4,0%, dizemos que o equity risk premium é de 6,0%. (Período: 1926-2005. Fonte: Asset Allocation, Gibson).

Prêmio de Risco no Brasil

Equity Risk Premium_Tabela

Equity Risk Premium_Tabela

Os dados nos revelam inexistência deste prêmio no período de 1994-2009.

Com taxas de juros superiores a 30% a.a não fazia muito sentido investir na Bolsa devido à sua tamanha volatilidade.

Conforme o plano real foi se estabilizando e a inflação foi ficando cada vez mais controlada, as taxas de juros naturalmente cederam a patamares mais “normais”, favorecendo investimentos mais arriscados, como ações.

Sabemos, entretanto, que este prêmio por se investir em ativos de maior risco varia ao longo do tempo, já que as taxas de juros e o retorno das ações não são constantes no período.

Assim sendo, vamos olhar sob uma perspectiva histórica a variação mensal anualizada (medição das rentabilidades a cada 12 meses) no período de 1994-2009.

1. Equity Risk Premium no período de 1994-2009:

Equity Risk Premium (1994-2009)

Equity Risk Premium (1994-2009)

Clique na imagem para ampliar

O equity risk premium não é um número congelado, mas varia ao longo do tempo. No gráfico o valor de 2,31% representa a média desse prêmio no período analisado.

2. Equity Risk Premium no período de 1999-2009:


Equity Risk Premium (1999-2009)

Equity Risk Premium (1999-2009)

Clique na imagem para ampliar

A média aumenta para 4,79%, além da variação do prêmio ser bem menor (as escalas de variações são idênticas para realçar a diminuição da diferença de retornos entre o Ibovespa e a Selic).

Conclusão

Em países com mercados desenvolvidos o equity risk premium costuma estar presente e representa uma oportunidade para o investidor disposto a tomar maiores riscos obter maiores retornos, visando superar à inflação no longo prazo.

O mercado brasileiro caminha rumo ao seu desenvolvimento com a redução da taxa básica de juros a patamares bem abaixo de sua média histórica, favorecendo investimentos mais arriscados, como a Bolsa de Valores, corroborando a existência do Equity Risk Premium.

Lembre-se deste conceito e aplique-o em sua estratégia de alocação de ativos.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

  • Mais um ótimo artigo, Henrique!

    O prêmio de risco é uma ferramenta que pode e deve ser utilizada para análise de uma carteira de investimentos, a fim de medir se determinado tipo de ativo realmente vale a pena ou não.

    É isso aí!
    Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!

    • Henrique Carvalho

      Hotmar,

      Muito obrigado pelo comentário!

      Fico na expectativa de que o mercado de capitais brasileiro possa se aprimorar, visando aderir cada vez mais investidores.
      Mas também não tenho nada a reclamar dos juros altos do Brasil. rsrs

      Alocar em diferentes ativos nunca fez mal a ninguém!

      Abraços!

  • Pingback: Valores Reais » O crescimento da economia – PIB – tem correlação *NEGATIVA* com o retorno no mercado de ações()

  • Pingback: HC Investimentos comemora 1 ano de aniversário! « HC Investimentos()

  • Felipe Carvalho

    Não entendi os valores da tabela e do gráfico estão diferentes… Pelo que eu vi os mesmos se referem a períodos iguais 1994-2009 e 1999-2009. Então como os números são diferentes? na tabela diz que de 1994-2009 não teve premio de risco, mas o gráfico disse que em média esse premio ficou em 2,31%.. O que eu compreendi errado??

  • Pingback: Alocação de Ativos | Blog Willian Rodrigues()

eBook-alocacao-ativos