Rentabilidade dos Fundos Imobiliários no 1º Semestre de 2010

Os Fundos Imobiliários são uma ótima forma de diversificar o seu portfólio, já que apresentam um investimento em ativos reais (imóveis) com a facilidade e praticidade da negociação através do Home-Broker.

Caso você ainda não esteja totalmente familiarizado com este excelente tipo de investimento recomendo a leitura dos meus artigos anteriores aqui no site, dos artigos do site Valores Reais e do site Fundo Imobiliário.

Rentabilidade em 2010. Apesar de um ano com aumento nos juros básicos da economia e com maior aversão ao risco, os FIIs seguem firmes com ótimo desempenho, apresentando um rendimento médio de 7,17% (incluindo os aluguéis recebidos) contra um CDI de 4,28%.

Veja mais detalhes no gráfico abaixo:

1. FAED11B. O Fundo Imobiliário Anhangera Educacional lidera o ranking com uma rentabilidade de 18,09% apenas no primeiro semestre. Porém, é importante frisar que apenas no mês de fevereiro, o valor de sua cota teve uma valorização de 15%. Atualmente, seu yield mensal é de 0,81%, o que ainda está um pouco acima da média dos FII, comprovando que o fundo não está caro, mesmo com esta subida em 2010.

2. Fundos Imobiliários da carteira HC Investimentos. A carteira HC é composta dos seguintes fundos: Nossa Senhora de Lourdes (NSLU11B), Europar (EURO11), Rio Bravo Renda Corporativa (FFCI11), Projeto Água Branca (FPAB11) e West Plaza (WPLZ11B).

Observação: A rentabilidade observada no gráfico acima nem sempre reflete a minha rentabilidade, já que algumas compras foram feitas apenas após janeiro de 2010. Em 2010, a carteira HC de fundos imobiliários está com a seguinte rentabilidade:

I. NSLU11B: 17,70%

II. EURO11: 9,82%

III. FFCI11: 9,16%

IV. FPAB11: 0,18%

V. WPLZ11B: 2,95%

3. FII x CDI. Até o 1º semestre deste ano os FIIs estão rendendo (na média) 7,17% contra 4,28% do CDI, ou seja, mais do que 1,5x o rendimento do CDI. Essa rentabilidade agregou bastante valor para carteiras diversificadas, já que a bolsa até junho de 2010 apresenta uma rentabilidade negativa de -11,17% e a SELIC subiu de 8,75% para os atuais 10,25%.

Retrospectiva de 2008. A situação atual lembra um pouco o episódio dos Fundos Imobiliários em 2008. Neste ano, tivemos uma grave crise financeira, responsável pela queda de -41,42% do índice bovespa. Ademais, em 2008 ainda presenciamos um aumento na SELIC, que saiu do patamar de 11,25% para uma taxa de 13,75%.

Rentabilidade dos Fundos de Investimentos Imobiliários em 2008. Acompanhe no gráfico abaixo o desempenho destes fundos e de sua incrível rentabilidade (média) de 9,35% em um ano que ficou marcado pela crise financeira.

Conclusão: Experimente adicionar Fundos Imobiliários a sua carteira. Minha alocação pessoal nesta classe de ativos costuma variar entre 10% e 20%. Até o momento, eles obtiveram um ótimo desempenho, tanto em anos de crise como em anos de retomada do crescimento econômico.

O potencial desta classe de ativos é bastante promissor. Diversifique bem seus investimentos e, com os FIIs, passe a receber uma renda mensal em sua conta, livre de impostos e pronta para ser reinvestida ou aplicada em seu próprio lazer.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

  • Marlon

    Olá Henrique Carvalho… praticamente estou começando agora a investir meu dinheiro (a pouco mais de um mês venho comprando alguns títulos do tesouro direto), no entanto, meu capital para investir ainda é bem pequeno… se possível gostaria de saber, atualmente, a partir de quanto vale a pena eu investir em fundos imobiliarios, levando em conta os custos com corretora…

    Obrigado

eBook-alocacao-ativos