5 Verdades Desagradáveis Sobre Ter Sucesso que eu Aprendi com os Milionários que Começaram do Zero

shutterstock_171682469

(Artigo escrito por Kellvyn Atary)

Há alguns anos, eu estava perdido em um caminho que talvez me levasse para a infelicidade pessoal.

Eu estava indo terminar minha graduação na faculdade e tinha uma provável caçada a um emprego pela frente. Fazer concursos talvez.

Não tem nada de errado com esse caminho, mas não era o que eu me sentiria realizado e em busca de uma jornada autêntica.

Antes de me formar, eu já tinha experimentado um emprego de 9 às 17 e sabia que não queria aquilo para a minha vida. Aquilo não era vida, eu era quase um zumbi e todo o meu salário ia para a vala antes mesmo que eu recebesse o próximo.

Algo estava muito errado.

Assim como eu, a maioria das pessoas aprendem as coisas sobre o dinheiro e o sucesso desde pequeno e elas não estão necessariamente corretas. Elas normalmente vinham de pessoas malsucedidas.

Quando eu estava quase indo à busca de um emprego através de um concurso, percebi que deveria fazer algo em relação a isso.

Eu sabia que se não tomasse a rédea da situação naquele momento estaria fadado a ficar infeliz uma grande parte da minha vida.

Definitivamente eu queria uma vida com mais liberdade, fazendo o que amo e trabalhando com as pessoas que eu queria, tendo também mais tempo para estar com quem amo.

O interessante é que as correntes eram fortes demais. Eu tinha sempre uma desculpa na ponta da língua para qualquer que fosse o sonho ou ideia que eu tivesse na cabeça. Era instantâneo, eu tinha um sonho para realizar, logo vinham um milhão de desculpas e razões para não o fazer.

Fosse o medo de desagradar os outros, descrença de que um pobre não pode ficar rico ou conformismo com a situação atual. Tudo me colocava no mesmo caminho enfadonho, duro e infeliz em que eu caminhava a vida inteira até aquele momento.

Além disso, parecia que estava todo mundo contra mim. Meus pais, meus amigos, minha família, e até desconhecidos que tentavam me colocar “na realidade”. A vida tinha que ser dura, pobres tem que trabalhar duro para ter dinheiro e dinheiro em abundância era só para os ricos. Era o que eles me diziam.

No fundo, eu nunca concordei com isso. Ainda mais em tempos de Internet em que a informação está disponível para todos.

Eu tinha que me libertar dessas correntes impostas por experiências negativas e criar um futuro novo e rico, cheio de novas perspectivas. Nesse aspecto da minha vida quem tinha que escolher era eu.

Então, eu fiz o que todo mundo faria. Pesquisei na Internet alguma coisa relacionada a isso e acabei me deparando com um livro chamado “Os Segredos da Mente Milionária” que acabou mudando todo o rumo que minha vida tomava.

Nesse momento da minha vida eu odiava ler. Era chato e enfadonho. Mas por algum motivo especial eu devorei o livro com todas as minhas forças anotando os principais pontos em um caderninho.

Nunca tinha tido as minhas crenças chocadas tão de frente e com tanta força antes na vida. Passei o resto do dia completamente agitado.

Quando realmente fiquei calmo, tinha novas perspectivas e sabia que teria uma longa jornada para atingir meus objetivos.

As pessoas continuaram dizendo que era impossível ficar rico, ser livre de um trabalho que sugue até sua alma e que ninguém pode ser milionário por conta própria.

Eu passei o próximo ano inteiro lendo a maior quantidade de livros relacionados a dinheiro e finanças que eu pudesse.

Por que eu aceitava os conselhos de pessoas malsucedidas? Essa foi a primeira pergunta que eu me fiz ao começar a escrever esse artigo.

Eu só aceito conselhos de quem é mais bem sucedido que eu agora. Um ano depois de estudos sobre milionários por conta própria descobri as principais desculpas que eu dava para não sair do lugar e ir à busca dos meus sonhos.

Nesse momento, estou em busca dos meus sonhos mais ambiciosos e ousados. Alguns já estou conseguindo realizar. Outros estão muito bem encaminhados e terei notícias e lições para compartilhar em breve.

Eu não conseguiria estar seguindo o meu próprio caminho se acreditasse em alguma dessas desculpas.

Se você também usa essas desculpas para não progredir na vida, então saiba que são todas falsas e que sua mente está criando-as para que você continue onde é confortável.

Vejamos as 5 maiores desculpas que você pode estar dando para não ter sucesso na vida:

Verdade #1 – Você acha que não pode ficar rico por conta própria

shutterstock_136602920

“Quem avança confiante na direção de seus sonhos e se empenha em viver a vida que imaginou para si encontra um sucesso inesperado em seu dia-a-dia.” – Henry Thoreau 

Como é de costume, as pessoas acham que só se pode ser rico ganhando na Loteria, herdando uma herança de um parente distante ou comprando algumas ações, esquecê-las por 30 anos e depois descobrir que elas valem milhões.

Porém, estudando os milionários, descobri que 85% deles ganharam seus milhões por conta própria. Eles conquistaram tudo com muito estudo, empenho, disciplina, aplicação e determinação.

Nessa época, existem cada vez mais pessoas conseguindo serem milionários e quebrando todos os paradigmas. Desde pessoas de 52 anos como o grande Ray Kroc, um dos fundadores do McDonnald’s, a um garoto de 8 anos vendendo bolinha de gude na Internet.

Está mais do que provado de que é possível e você não precisa ser inteligente, já ter dinheiro para começar, ser jovem ou ser velho, ser homem ou mulher, não importa sua cidade, seu país, quem são seus pais ou qual seu ramo de atuação.

Se existe alguém no seu ramo de atuação, com a sua idade, na sua cidade e que seja bem sucedido então você só está dando desculpas.

Se você não conhece ninguém que tenha ficado rico então trate de conhecer essas pessoas, nem que seja por livros, cursos, palestras ou seminários.

Modele essas pessoas, entre em suas cabeças, leia suas biografias, saiba como elas enfrentaram seus desafios. Se você conhece, peça-lhes conselhos, eles vão dar com a maior generosidade do mundo.

Você pode usar várias pessoas como modelo de sucesso. Eu, ultimamente, venho modelando o grande milionário da área de vendas chamado Grant Cardone.

Verdade #2 – Você usa as outras pessoas como desculpas

shutterstock_146055038

“Não conheço nenhuma fórmula infalível para obter o sucesso, mas conheço uma forma infalível de fracassar: tentar agradar a todos” – John F. Kennedy

Você acha que as pessoas vão te achar louco por pensar tão alto e não vai ter coragem de explicar isso para seu cônjuge, para seus pais ou filhos.

Não dê tanta importância a isso, concentre-se no seu plano e na sua jornada. Se quiser, explique e faço-os colaborar para o bem de todos, mas não deixe que isso te impeça de sonhar alto e trabalhar para conquistar.

Carlos Slim, que foi declarado em 2007 a pessoa mais rica do mundo pela revista Forbes, ao casar-se com 21 anos, resolveu utilizar um terreno herdado pelo pai não para construir uma bela casa para a nova família que estava formando, mas para construir um prédio, com apartamentos que poderiam ser alugados ou vendidos.

Esse foi o seu primeiro negócio, que veio a dar seu primeiro capital para alavancar seus empreendimentos.

Às vezes, é o nosso emprego que nos faz desistir das nossas ideias e projetos. Muitas pessoas precisam do dinheiro mensal dos seus empregos para colocar comida na mesa.

E mais uma vez, isso não deve ser uma desculpa para não colocar seus sonhos e projetos para funcionarem na prática.

Eu conheço muita gente que largou o emprego e só assim sucedeu. Conheço também gente que usou o salário do seu emprego para investir e conquistar a independência financeira e depois largou o emprego para trabalhar no que ama.

E ainda tem as pessoas que conquistam a independência financeira e continuam trabalhando no mesmo emprego porque gostam.

Se você não tem nenhuma dependência urgente do seu salário e tem uma ideia ou projeto que pode te trazer retorno dentro de 6 meses, pode trabalhar por 6 meses no seu emprego guardando quase ou todo o seu salário e depois passar os próximos 6 meses trabalhando no seu projeto.

É mais uma maneira de largar o emprego aos pouquinhos. Não tem desculpa para aguentar um emprego que consome todo o seu dia. Demita seu chefe e corra atrás dos seus sonhos, se achar que precisa.

Verdade #3 – Você acha que não precisa ser rico para viver

shutterstock_172122569

Eu já fui pobre, eu já fui rico, e eu escolho ser rico.“ – Jordan Belfort Clique para tweetar

Você pode dizer que gosta de viver como está agora, mas não está sendo sincero consigo mesmo. Sua alma deseja mais nessa vida. Ela quer ter excelentes experiências.

Você pode querer mais tempo para cuidar dos seus filhos porque passa a maior parte do tempo trabalhando e só chega em casa à noite para vê-los dormindo.

Perdendo assim, toda a infância deles e ainda fala que é pelo “bem deles”. Que mentira, o bem deles é você se valorizar e passar a achar melhores maneiras de garantir o futuro deles e seu.

Outra desculpa é dizer que ser rico é errado e desonesto, é preferível ajudar os pobres e ser caridoso. Quem não gostaria de ter mais para ser caridoso?

Mas perceba que se você dedicar seu tempo e esforço enriquecendo pode ajudar mais gente e engajar muito mais gente em seus projetos de caridade.

Veja o exemplo de Bill Gates com seus bilhões ajudando uma quantidade enorme de pessoas.

Verdade #4 – Você duvida da sua capacidade

shutterstock_130481906

“Tudo que a mente humana pode conceber, ela pode realizar.” – Napoleon Hill Clique para tweetar

Se você acha que não é capaz pode estar cometendo um dos maiores erros quando tenta ser bem sucedido em algo: achar que não é inteligente o suficiente.

Eu tenho que fazer você entender que ninguém precisa ser um gênio para atingir seus objetivos, a não ser que seu objetivo seja ser um gênio?

Legal isso, não é?

Tenho certeza que você olhou para alguém que atingiu um dos objetivos que você queria atingir e pensou:

“Nossa, mas logo esse cara? Ele era tão ignorante/pobre/feio/baixo/[coloque aqui alguma outra desculpa chata]. Não pode ser, deve ter sido sorte.”

É como o Henrique costuma falar, ninguém vê os bastidores, os desafios, ou os obstáculos do ocorrido.

Quando alguém te critica você trata logo de se defender com um milhão de argumentos, mas quando eu falo que você pode ser milionário então você começa a se depreciar. Estranho isso que a nossa mente faz com a gente.

Como eu já falei, falta de tempo pode ser um problema para você. Para estar livre no futuro é preciso fazer alguns sacrifícios no presente.

O mundo é tão justo que ele dá 24 horas para todo mundo. Como algumas pessoas podem ter sucesso e conseguir aquilo que você quer e você não pode?

Use o tempo restante para trabalhar na sua independência. Quando você trabalha para os outros, você só está enriquecendo os outros.

Você pensa:

“Ah, mas eu já trabalho 8 horas por dia e quando eu chego em casa para descansar e ler um artigo na Internet esse espertalhão me diz para trabalhar mais ainda? Não, não, vou ignorar esse cara.”

Nesse caso, não posso fazer nada. Sua mente deve estar blindada para qualquer coisa que não seja o que você está fazendo atualmente. Só posso deixar a frase de Albert Einstein para que você reflita sobre ela:

“Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.” – Albert Einstein Clique para tweetar

Então, você começa logo a pensar no seu dinheiro. Já que você ganhou o dinheiro do seu mês tem o direito de gastá-lo. Com certeza, você tem todo o direito.

Porém, se você colocar na balança os sacrifícios de economizar em gastos supérfluos para começar a investir em você logo vai perceber que os benefícios no longo prazo são mais frutíferos.

Certamente é uma jornada longa, mas valerá a pena. Dependendo das suas condições e determinação, você pode conseguir seus objetivos o mais breve possível. Tudo vai depender do seu grau de determinação na sua jornada.

Começar a se dedicar e fazer investimentos é para ser feito agora e ir melhorando pouco a pouco. Em algum momento você pega engrenagem.

Você pode pegar uma pequena quantia para começar a treinar investimentos. Não tem mais desculpas, dá para investir com 50 reais, 2 reais e até 1 real. Basta começar a treinar e vai perceber que não é tão complicado.

Verdade #5 – Você tem medo de ter sucesso

shutterstock_156983825

“O medo reside no sofrimento do passado e cria a dor do futuro.” – Roberto Shinyashiki Clique para tweetar

Talvez, você só esteja com medo de não conseguir administrar o seu sucesso e não conseguir lidar com a grandeza das suas ações.

Porque quando você está sucedendo e intransponível na sua jornada, as coisas começam a dar certo e se você não estiver mentalmente preparado, pode mesmo se sentir desconfortável.

É isso o que acontece com a maioria das pessoas que ganha na loteria e logo fica pobre de novo.

Não use isso como um obstáculo, você pode não conseguir lidar com o sucesso agora, mas quando você estiver galgando os passos para atingir seus objetivos saberá exatamente o que fazer.

Você só precisa saber o próximo passo e nada mais que isso. Se pensar demais em como vai se sentir e quais são os obstáculos do futuro não se moverá nem para o próximo passo.

Em alguns casos e ramos de atividade, seu sucesso vai causar exposição e as pessoas vão querer saber exatamente o que você fez para chegar lá.

Entrevistas, apresentações e palestras podem ser inevitáveis e você vai gostar delas. Isso porque a sua autopromoção é uma coisa importante que vai aumentar o seu grau de sucesso.

Não assuma uma responsabilidade mentalmente ainda, nos seus próximos passos você saberá exatamente como fazer. Não traga o futuro para o seu presente.

No momento certo você vai procurar uma maneira para lidar com a exposição. Seu cérebro e sua atitude podem ter mudado o suficiente, ou até mais, para saber lidar com isso.

Tenha apenas em mente que você precisa começar a agir baseado em um plano próprio. Faça um planejamento de como vai atingir seus objetivos e empreenda ação para atingi-los.

Não tenha medo do sucesso. Não tenha uma dor inventada na sua mente sobre o seu futuro baseada com o que aconteceu no seu passado.

Verdade bônus – Você desconfia das pessoas que compartilham informações valiosas

shutterstock_134685095

“Ser generoso é gratificante. E uma sensação ótima quando damos de coração.” Clique para tweetar

Então você me diz:

“Quem é esse sujeito para me ensinar isso? Se isso é bom, porque está me ensinando? Não gostei dele.”

Bem, as pessoas que conquistam grandes feitos querem ajudar sinceramente outras pessoas que estão na mesma situação que elas estavam.

Quando uma pessoa fica independente financeiramente e percebe na prática a sensação de liberdade, quer que o maior número de pessoas tenha a mesma sensação que elas.

É por isso que os milionários por conta própria adoram compartilhar suas lições, conselhos e experiências.

Baseado nisso, eu comecei a seguir todas as pistas que os milionários deixam para encontrar o caminho do meu sucesso pessoal.

Um dia eu percebi que é de minha responsabilidade sair de uma vida passiva para uma vida ativa. Comecei a tomar o controle da minha vida, a planejar e empreender ação para realizar os meus desejos e sonhos.

Como você, eu procuro informações tão importantes e valiosas como as do HC Investimentos.

Se um livro me colocou em busca do meu sucesso, imagine o que um estudo diário e intenso poderia fazer por mim e outras pessoas.

Nesse momento da minha jornada eu me comprometi a dar algo em troca do bom conhecimento que eu aprendi com pessoas bem sucedidas e generosas.

Estudando os milionários e pessoas bem sucedidas de diversas áreas, lendo livros e mais livros, fazendo cursos e mais cursos, elaborei o meu próprio plano.

Compilei tudo em um e-book chamado Como Ficar Rico: Os 7 Passos Para Enriquecer de Verdade Começando do Zero. Sem receitas mágicas, sem balelas, com bastante dedicação. Acesse esse link e faça o seu download grátis aqui.

Estou compartilhando também os meus estudos no meu site chamado Hábitos Milionários.

E você, quais são as desculpas que o seu cérebro inventa para que você não tenha o sucesso que quer na sua vida?

Comente abaixo, compartilhe sua jornada.

(crédito das imagens: shutterstock.com)

Artigo escrito por: Kellvyn Atary

asasFundador do site Hábitos Milionários.

O #1º site sobre modelagem de sucesso dos milionários por conta própria.

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos