Carteira HC Investimentos – Julho/2010 [+3,33%]

2010 pode não ser um bom ano para muitos que investem de forma concentrada em ações, já que o Ibovespa apresenta uma queda de -1,56% no ano. Entretanto, 2010 está sendo *excelente* para a carteira HC Investimentos, que acumula um impressionante ganho de 7,50%, acima até mesmo do CDI, cuja rentabilidade é de 5,15%.

Carteira HC Investimentos supera todos os tipos de multimercados no ano de 2010.

A rentabilidade no ano do melhor tipo de fundo multimercado, o multimercado estratégia específica, foi de 6,52% no ano de 2010, valor praticamente 1% abaixo da rentabilidade apurada na carteira HC Investimentos, de 7,50%. Veja mais detalhes neste link (PDF).

  • Desempenho da carteira no mês

Com o forte avanço do Ibovespa no mês de julho (10,80%), a Carteira HC Investimentos, com uma alocação em torno de 30% em Bolsa, alcançou uma rentabilidade de 3,33% contra um CDI de 0,86%.

Mesmo os melhores fundos multimercados não conseguiram um ótimo desempenho neste mês, tendo o melhor deles (CSHG Verde) um resultado de 1,44%.

Acompanhe no gráfico abaixo a evolução da rentabilidade acumulada da Carteira HC Investimentos e de seus benchmarks.

A Carteira HC Investimentos volta a superar todos seus benchmarks em 2010. É importante lembrar que o benchmark oficial sempre será o CDI, porém, ao adicionar os melhores fundos multimercados como comparação, traçamos um objetivo de se equiparar a indústria de fundos profissionais.

Vamos analisar em detalhes os motivos deste ótimo desempenho.

  • Alocação Inicial em Julho/2010

A alocação de uma carteira de investimentos é responsável por praticamente 90% de seus resultados no longo prazo. Portanto, mais importante do que market timinge a escolha de ativos (asset picking) é a alocação que você define para cada classe de ativos.

Caso deseje ver os detalhes de como chegamos à esta alocação veja os comentários sobre a alocação final no mês de junho de 2010 no artigo de maiosobre a Carteira HC Investimentos.

  • Rentabilidade dos ativos da Carteira HC Investimentos no mês:

Através da rentabilidade mensal de cada ativo podemos compreender o porquê do resultado de 3,33% da carteira HC Investimentos. Vamos analisá-los mais de perto.

1. Renda-Fixa. Novamente os títulos pré-fixados (LTN 2012 e 2013) e os títulos indexados a inflação (NTN-BP 15) tiveram melhor desempenho do que os títulos pós-fixados (LFT 2012). A queda dos juros futuros no mercado fez com que a taxa dos pré-fixados e indexados a inflação caíssem, aumentando o preço destes títulos.

Um exemplo real: A última compra que fiz no Tesouro Direto foi no dia 05 de maior de 2010 – LTN 2013 com uma taxa de 12,96% e preço de R$ 723,59. No fechamento de julho, esta taxa já estava em 11,97% e o preço em R$ 761,25.

Até o momento, a decisão em manter uma maior alocação em títulos pré-fixados e indexados a inflação tem obtido sucesso, já que a taxa de juros futuro tem caído nos últimos meses.

2. Fundos Imobiliários. A rentabilidade da carteira de Fundos Imobiliários novamente superou a média do setor, garantindo uma valorização de 4,05% contra 2,57% da média. Destaque para o Fundo Projeto Água Branca (FPAB11) com uma rentabilidade de 7,02%, sendo que, apenas no último dia do mês, o fundo se valorizou 6,22%.

O aumento na alocação dos Fundos Imobiliários realizado no mês passado (subindo de 11,80% para 18,70%) garantiu um bom desempenho para a carteira em geral, já que a rentabilidade destes no mês foi alta, no valor de 4,05%.

3. Câmbio. A carteira de câmbio teve um desempenho de -3,10%, indo de encontro ao esperado, já que a Bolsa subiu fortemente (10,80%) neste mês de julho.

4. Ações. A carteira de ações, composta pelo ETF PIBB11 teve um desempenho ainda melhor do que o Ibovespa no mês, garantindo uma rentabilidade de 11,56%. Entretanto, quando analisamos o desempenho no ano, o PIBB11 ainda se encontra atrás do Ibovespa, com uma rentabilidade acumulada de -3,24% contra -1,56% da Bolsa.

  • Operações realizadas durante o mês:

Neste mês de julho não realizamos nenhuma operação. Nenhuma compra ou venda de ativos foi feita. O aporte mensal foi antecipado no mês anterior quando precisei de capital para exercer um direito de subscriação do Fundo Imobiliário FFCI11.

Controle seus custos. Quem realiza muitas mudanças em sua carteira de investimentos está sujeito a incorrer em altos custos. É uma relação quase sempre perdedora. A tentativa de acertar um melhor timing não é compensatória, principalmente quando se analisam os custos totais.

Esta imagem retirada do excelente livro “The Intelligent Investor” resume bem a relação paciência, custos e retorno.

  • Alocação da carteira HC Investimentos no final de junho:

Alocação Final. Como não foi realizada nenhuma operação neste mês a alocação final da carteira em julho teve pequenas mudanças, refletindo apenas o desempenho dos ativos no mês.

  • Cenários e Estratégias

1. Renda-Fixa. Não pretendo mexer tão cedo na carteira de títulos públicos e privados. Somente uma grande variação nas taxas de juros futuros poderia dar margem para um possível realocação. No momento, estou satisfeito com esta alocação concentrada em pré-fixados e indexados a inflação.

2. Fundos Imobiliários. Esta classe de ativos está avançando fortemente em 2010, mesmo com uma subida na Selic. Como o fundo Rio Bravo Renda Corporativa (FFCI11) possui maior alocação em relação aos demais, os recursos de uma possível venda de lotes excedentes viriam deste fundo, trazendo a alocação para um patamar perto dos 3%, como os outros fundos.

3. Câmbio. Dólar perto ou abaixo de 1,70 poderia sinalizar um ponto de possível compra de lotes adicionais com dinheiro vindo da própria venda de Bolsa.

4. Ações. Com um grande avanço de 10,80% do Ibovespa a Bolsa pode estar novamente indo para um região “cara”. Acredito que Bolsa além dos 70.000 pontos já ligaria meu sinal de alerta.

5. Aportes Mensais. Em minha opinião, não existem excelentes investimentos no momento. Portanto, o aporte mensal de agosto poderia ir para uma LFT, visando pegar o aumento na taxa básica de juros.

Opinião dos leitores. E vocês meus amigos? Como está a alocação de suas carteiras? A rentabilidade líquida neste ano tem lhes agradado? Como tem equacionado a relação entre retorno e risco de suas carteiras?

Expresse sua opinião nos comentários. Tenho certeza de que poderemos ter ótimas reflexões.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos