A História se repete???

804 negócios fechados em apenas 1 dia no FII Rio Bravo Renda Corporativa.

Isso equivale a liquidez de um ano completo de muitos FII com boa liquidez…

Negócios FFCI11_19_04_2010

Clique na imagem para ampliar

Essa enrolação toda com a subscrição deste ativo deve estar atraindo bastante atenção dos investidores…

Vamos ver qual será o final desta história…

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

  • Nossa, realmente um movimento atípico!

    Será que especuladores estariam agindo nesse ativo? Vamos acompanhar…

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  • Rosana

    Ainda não conheço quase nada sobre fundos imobiliários mas vou acompanhar esse pois achei meio estranho também tantos investidores em tão pouco tempo.

  • Henrique Carvalho

    Amigos,

    Na terça-feira (20/04), um dia após essa negociação, a liquidez parece ter voltado ao normal, com 11 negócios no FFCI11.

    É provável que alguma grande instituição está realizando este volume todo de negócios visando o preço de exercício através da subscrição do ativo, permitindo comprar 2x o número atual de cotas por R$ 1,25.

    Grande Abraço!

  • Ôpa, valeu Henrique, pela informação!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  • Pingback: Valores Reais » Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: MUDANÇAS()

  • Sergio

    Henrique, pesquisando sobre os FII encontrei o seu ótimo site e já há alguns dias venho lendo todos os posts desde o início, muito me surpreendi quando soube que análises tão bem formuladas foram feitas por um jovem de 21 anos, mas sei que a sua geração tem um potencial incrível e nem poderia ser de outra maneira, já que o mundo de hoje tem muito mais desafios (e oportunidades !), o que estava fazendo eu há 30 anos atrás quando tinha a sua idade ? Melhor nem comentar, rsrs… Parabéns pelo trabalho, estarei sempre por aqui acompanhando, abç !

    • Henrique Carvalho

      Olá Sérgio!

      Muito obrigado pelos calorosos elogios!

      É um prazer ter um feedback tão legal. A troca de informações tem sido um aprendizado muito importante na minha formação como investidor.

      Grande Abraço!

    • ernesto

      sergio…estou como vc, admirado com o conhecimento ddo rapaz chamado henrique……hahh se eu tivesse essa cabeca a 30 anos atras

      • Henrique Carvalho

        Olá Ernesto!

        Muitíssimo obrigado pelos seus elogios!

        Acredito que a juventude de hoje tem nas mãos a melhor ferramenta para sua educação: a Internet!

        Sim, é através dela que tomei gosto pela leitura, principalmente sobre o mercado financeiro e investimentos, em que tento passar um pouco destas leituras aqui no blog.

        A internet é uma ótima ferramente democrática para disseminar conhecimento. Hoje é possível achar muita coisa sobre praticamente qualquer assunto. Não há mais desculpas, é só querer e correr atras!

        Tenho certeza de que se a internet já estivesse mais consolidada há tempos atrás vocês também teriam essa facilidade que eu pude ter.

        Grande Abraço!

  • Luiz Carlos Nicolau

    Prezado Henrique

    Também participo desta fanástica aula sobrê FII.
    Busco recuperar o tempo perdido.
    Agradeço a sua fundamental contribuição.

    Parabéns pelo trabalho

    Abraços
    Nicolau

    • Henrique Carvalho

      Olá Luiz!

      Obrigado pelos seus elogios! É um prazer poder compartilhar conhecimento, aprender e manter contato com vocês.

      Qualquer dúvida, crítica ou sugestão sinta-se à vontade para me enviar sua mensagem.

      Grande Abraço!

  • Sops

    Fala HC,

    Cara parabéns pelas informações fazia tempo que não via um blog tão simples e eficiente. Você fala pra nós que não sabemos muito mas estamos aprendendo.

    Parabéns pelo nível e continue assim. Vou começar a acompanhar e com certeza num futuro próximo estarei contribuindo com informações e também com comentários.
    Sempre tive vontade de montar um Blog para falar de Investimentos variados Ações, Opções, Fundos, RF, etc. Seu blog me deu esse start e resolvendo minha vida vou montar um.

    Abraços

    • Henrique Carvalho

      Olá Sops!

      Muito obrigado pelos seus elogios!

      Essa interação toda com os leitores é algo bastante valioso, com o qual aprendo bastante.

      Escrever um blog dá um certo trabalho e requer certa dedicação, entretanto, é uma ótima forma de você organizar melhor seus conhecimentos e se expressar sobre um tema de forma mais clara.

      Estou esperando o link de seu blog para conhecê-lo melhor!

      Grande Abraço!

  • Leandro Lorenzon

    Ola Henrique e demais,

    Primeiramente, parabéns pelos seus posts sobre FII. Definitivamente você esta atingindo seu objetivo de “Informação com qualidade”.

    Após trabalhar no mercado no mercado imobiliário no Brasil (setor de Incorporação e Construção- http://www.linkedin.com/in/leandrolorenzon), vim para os EUA avançar meus conhecimentos nesta área, principalmente em REITs. Sou estudante de full-time 2 years MBA do Graaskamp Center for Real Estate – Wisconsin School of Business, instituição de referência em mercado imobiliário em nível global.

    Me chamou muito a atenção o papel dos FIIs, por possuírem finalidade parecida com os REITs.

    A indústria de REIT evoluiu bastante especialmente nos últimos 15 anos no EUA. O grande boom de REITs ocorreu entre 1993 e 1998 com uma série de IPOs e SEOs por parte de incorporadores imobiliários que precisavam de capital para se livrarem de alto endividamento que sofriam naquele momento. Esta empresas se tornavam públicas através da oferta de ações e mudavam para o status de REIT para serem isentas de Imposto de Renda no nível corporativo.

    Atualmente os REITs são visto como empresas operantes e não como fundos de investimento apenas. Uma REIT típica nos EUA além de gestão do portifólio oferece uma cadeia vertical de produtos e serviços no mercado imobiliário que pode ir desde aquisição de terras e incorporação até a gestão de condomínio e contrato de aluguel.

    Assim REITs são empresas de gestão bastante atuante e com ações negociadas em bolsa de valores. Wall Street reconhece REITs desta forma e avalia o preço das ações dessas empresas como tal, usando a metodologia de Discounted Projected Future Cash Flow considerando não apenas os rendimentos dos ativos já que fazem parte do portifólio mas também dos potenciais ativos que poderão ser incorporados devido ao crescimento da empresa.

    Recentemente comecei a ler sobre FIIs no Brasil (exclusivamente pela Internet). A idéia que formei sobre os FIIs é a seguinte: (i) estes são fundos de gestão bem passiva e com objetivo bem definido como a aquisição de um especifico imóvel, muitos até levam o nome da propriedade que possuem, (ii) os FII são muito mais um produto oferecido pelos Bancos do que uma iniciativa de tradicionais empresários do setor imobiliário como ocorreu nos EUA entre 1993 e 1998 e se mantém até hoje, (iii) por não serem constituídos como empresas de gestão atuante os FIIs tem uma certa lentidão de manobra quanto a tomada de decisão por compra e venda de ativos e oferta de novos serviços a clientes.

    Peço que me corrija se minhas idéias sobre FIIs não estiverem corretas, são impressões bem externas afinal não estou vivendo o dia-a-dia dos FIIs. Se minha linha de idéias sobre FII estiver correta, vejo um campo muito grade de expansão para os FII se aproximarem de um REIT, não só quantitativamente mas também qualitativamente, naturalmente com o apoio de mudanças na legislação brasileira no sentido de maior liberdade para os administradores destes fundos.

    Muito obrigado e grade abraço

    Leandro Lorenzon

  • Henrique Carvalho

    Olá Leandro!

    Muito obrigado pelos seus comentários, ricos em informações.

    Muito interessante este lado dos REITs.

    Conforme você afirmou, existe um ENORME espaço para o desenvolvimento dos FII no Brasil. Acredito que com eventos tão importantes como as Olimpíadas e a Copa do Mundo trarão enormes benefícios para o setor imobiliário.

    É possível até que entremos nesta fase de 93-98 do mercado dos EUA, com forte expansão e quem sabe também a criação de uma bolha mais pela frente.

    Pelos benefícios oferecidos pelos FII e pelo enorme potencial deste segmento que acredito neles como ótimas oportunidades de diversificação de carteira.

    Muito obrigado pela sua participação!

    Grande Abraço!

  • Pingback: Valores Reais » Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: comentários dos leitores()

  • Pingback: HC Investimentos comemora 1 ano de aniversário! « HC Investimentos()

  • Artur Abner C Rodrigues

    Henrique,

    Estou iniciando meus estudos nesse mercado, parabéns pelo seu blog, estou analisando os rendimentos de 2010 dos fundos com os cálculos explicados aqui por você, mas gostaria de saber onde posso encontrar informações como as desse post, ou seja, onde consigo ver a liquidez dos FII numa séria histórica?

    Obrigado.

eBook-alocacao-ativos