Livros de Investimentos Recomendados

O investimento em conhecimento é o que rende os melhores juros no longo prazo ~ Benjamin Franklin

A leitura de ótimos livros de investimentos é essencial para continuarmos nosso processo de evolução tanto como seres humanos como investidores.

Dada a vasta abrangência de temas sobre o mercado financeiro, finanças pessoais e investimentos selecionei somente os melhores livros de investimentos e os coloquei em um guia para que você possa, com boa dedicação, passar do nível de investidor iniciante para o nível profissional.

ebook-capaAntes de iniciar a recomendação dos livros de investimentos, gostaria de apresentar a você o meu próprio eBook sobre investimentos.

Ele reúne mais de 4 anos de minha experiência em relação aos investimentos.

Você pode saber tudo sobre ele AQUI.

A leitura dos livros na ordem sugerida, embora não seja necessária, pode trazer um aprendizado em um ritmo natural e crescente (de acordo com minhas próprias experiências).

Boa Leitura!

Iniciantes

Livros de investimentos fundamentais para todos que desejam entender melhor o caminho para enriquecer e alcançar sua liberdade financeira.

1. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Este livro é fantástico! Recomendo fortemente sua leitura, pois foi minha principal inspiração para começar a investir e me tornar uma pessoa melhor.

O livro é escrito por um milionário que fracassou diversas vezes antes de alcançar o sucesso. Somente quando ele passou a estudar e entender como funcionava a mente dos milionários é que conseguiu trilhar seu caminho rumo ao sucesso.

O autor compara, através de 17 tópicos, como as pessoas de mentalidade rica se comportam bem diferente das pessoas de mentalidade pobre e de classe média dada a mesma situação.

Após a leitura deste livro foi como se um novo mundo se abrisse aos meus olhos (sem exagero!). A partir dele, compreendi o que me “impedia” de me tornar rico e, apesar de ainda não estar rico, estou em uma situação extremamente melhor do que imaginaria há 3 anos atrás quando li o livro.

Em inglês: Secrets of the Milionare Mind

2. Pai Rico Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki

Um dos livros mais vendidos do mundo neste segmento de finanças pessoais e educação financeira. Sua atratividade na leitura está na forma clara e simples com que são transmitidos importantes conceitos sobre o dinheiro.

Através de uma hisrória entre os dois pais que o bilionário autor Robert teve, seu pai biológico (“Pai Pobre”) e o pai de seu melhor amigo (“Pai Rico”), o livro segue nos ensinando importantes valores, sendo o principal deles: “Pessoas ricas não trabalham por dinheiro.”

Em inglês: Rich Dad, Poor Dad

3. Investimentos Inteligentes – Gustavo Cerbasi

Melhor livro nacional sobre investimentos em geral com linguagem clara e objetiva. De fato existem livros mais abrangentes sobre investimentos, mas Cerbasi é um ótimo escritor e conseguiu através deste livro explorar os diversos tipos de investimentos de forma bem compreensível.

Recomendo o livro, pois, ao contrário da maioria dos livros semelhantes, Investimentos Inteligentes não é apenas uma “enciclopédia” sobre os diversos investimentos, mas apresenta grande utilidade prática para todo investidor que se depara com a vasta gama de intrumentos no mercado financeiro.

Além destes pontos positivos, o livro ainda aborda a alocação de ativos e a estratégia de rebalanceamento que utilizo pessoalmente na gestão da minha própria carteira de investimentos e que é utilizada pela maioria dos gestores vencedores no longo prazo.

Acelere a Leitura!

Se você, assim como eu, é aficionado por leitura provavelmente não se contentará com apenas três livros recomendados.

Por este motivo disponibilizo abaixo alguns livros de investimentos adicionais para acelerar seu caminho em direção à independência financeira.

4. Como Investir Dinheiro – Rafael Seabra

ebook-como-investir-dinheiroRafael Seabra, autor de um dos maiores blogs sobre educação financeira do Brasil (Quero Ficar Rico), escreveu recentemente o aguardado livro: Como Investir Dinheiro.

Destaco este livro, pois tive a oportunidade de avaliá-lo antes de sua publicação, dando até mesmo pequenas sugestões.

Além do meu próprio testemunho no site exclusivo sobre o livro, você também encontrará depoimentos dos feras em finanças: Gustavo Cerbasi, Conrado Navarro, André Massaro e Seiiti Arata.

5. As 5 Etapas do Planejamento Financeiro – Professor Elisson

eBook-ElissonO Professor Elisson é Mestre e Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), tendo sido agraciado com o Prêmio BM&F de Melhor Dissertação/Tese sobre Derivativos no ano de 2004.

Esse eBook, que conta com o prefácio do Gustavo Cerbasi, é uma excelente opção para quem deseja aprender através de um passo-a-passo como gerenciar de maneira adequada suas finanças pessoais.

As 5 etapas para um planejamento financeiro sólido são: (1) Convencimento Pessoal, (2) Conhecimento Financeiro, (3) Definição de objetivos, (4) Mudança de Hábitos e (5) Investimentos.

Todos os detalhes no site especial montado para o material que você pode conferir aqui.

6. Vamos Falar de Dinheiro – Conrado Navarro

Conrado é uma pessoa que admiro bastante. Você provavelmente o conhece do blog Dinheirama, que pessoalmente acompanho desde 2007. Hoje é o maior blog sobre educação financeira do Brasil, fruto do trabalho constante do Conrado (e equipe) em nos transmitir com clareza um modo melhor para lidarmos com nosso dinheiro.

Escrito em linguagem acessível, sem “economês”, o livro traz dicas e informações valiosas sobre como organizar suas finanças. Ótimo para quem está dando seus primeiros passos para uma vida com mais educação financeira.

7. O Homem Mais Rico da Babilônia – George S. Clason

Através de parábolas baseadas na antiga Babilônia, o autor consegue construir uma narrativa muito simples, em histórias envolventes, demostrando como pessoas comuns conseguirão erguer uma das civilizações mais ricas do mundo.

O interessante é que o texto começou a ser escrito na década de 30 e figura constantemente entre a lista dos livros mais vendidos. Isso reforça a ideia de que não é preciso ser um expert para lidar com suas finanças. Basta ter um conhecimento básico e a disciplina e paciência para alcançar seus objetivos financeiros.

Em inglês: The Richest Man in Babylon

8. O Milionário Mora ao Lado – Thomas J. Stanley & William D. Danko

O título já é um ótimo resumo do que se trata o livro. Ao contrário do que muita gente pensa, o número de milionários no mundo é bem grande.

A maioria só não se dá conta disso porque tem uma visão totalmente distorcida dos hábitos de consumo dos milionários.

Se você acha que os milionários só andam de carros luxuosos ou tem seu próprio iate você poderá se surpreender sobre como os milionários ganham e gastam o seu dinheiro. Quem sabe você mesmo não tenha um milionário que more ao seu lado?

Em inglês: The Millionaire Next Door

Intermediário

Agora que você já sabe como chegar lá, precisa por em prática todo o seu conhecimento e compreender mais a fundo o mercado financeiro e os tipos de investimento que utilizará para alcaçar a tão sonhada independência financeira.

Veja quais são os livros de investimentos selecionados para o nível intermediário:

1. Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffett – Mark Tier

Gostei muito deste livro na época que li, pois o aturo analisa dois investidores com perfis totalmente diferentes e consegue achar grandes semelhanças entre o modo com que eles  lidam com seus investimentos.

Através de um extenso estudo ele cria os 23 hábitos que tanto Warren Buffett e George Soros, como os investidores de sucesso possuem, e que podem nos auxiliar no caminho para tornarmos melhores investidores.

Em inglês: The Winning Investment Habits of Warren Buffet and George Soros

2. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Escrito por nada mais nada menos do que o mentor do Warren Buffet, investidor mais rico do mundo e conhecido por apresentar rentabilidades superiores a 20% ao ano ao longo de 30 anos seguidos.

Este livro é indispensável para todo investidor sério (e inteligente). A atual versão conta com a revisão de Jason Zweig, que adiciona ao final de cada capítulos importante informações sobre os conceitos explicados pelo mestre Graham.

O livro trata de temas importantes como diversificação, alocação de ativos, análise fundamentalista, fundos de índice e o impacto dos custos no longo prazo. Um prato cheio para o investidor faminto pelo conhecimento.

Em inglês: The Intelligent Investor

3. Filosofias de Investimento – Aswath Damodaran

Damodaran é, sem dúvidas, minha maior referência sobre análise fundamentalista. Entretanto, o livro não aborda apenas este assunto, mas dá uma passada geral em diversas estratégias de investimentos. Daí o nome “filosofias de investimento”.

Este livro é extremamente útil para o tipo de investidor que ainda não achou uma estratégia sólida e confiável, mudando de ano em ano sua estratégia.

A quantidade de informação em um só livro é impressionante. Ao optar por ler “Filosofias de Investimento” lembre-se de fazer diversas anotações e pratique os conceitos abordados pelo autor. Ao final da leitura, você estará muito bem preparado para encarar a complexidade do mercado financeiro.

Em inglês: Investment Philosophies

Avançado

Nesta seção você encontrará os livros mais fascinantes do mercado.

Uma reunião dos melhores livros de investimentos sobre gestão de carteiras.

O conteúdo, embora um pouco técnico (como deve ser para o nível avançado), é muito gostoso de ler.

São livros que você simplesmente não consegue para de ler porque sabe que há muito conhecimento no transcorrer do livro.

Veja quais são as indicações:

1. All About Asset Allocation – Richard Ferri

Este é, sem dúvidas, o melhor livro de investimentos que já li em toda minha vida. E olha que se fosse contar todos os livros que li sobre o assunto dariam mais de 50.

O livro merce nota 10! Sua organização é fantástica, assim como a clareza em que o autor consegue explicar temas complexos sobre gestão de carteiras e alocação de ativos.

Este livro me trouxe para um novo mundo, onde não preciso olhar a cotação do mercado todo dia, a cada minuto. Na verdade, é possível montar uma ótima carteira de investimentos e revisando-a apenas de ano em ano, com excelentes resultados.

A tranquilidade do modelo de alocação de ativos e a sensação (correta) de você saber o que está fazendo e não se preocupar mesmo em dias de queda extrema no mercado é impagável.

Se você ainda não encontrou uma boa estratégia de investimentos e ainda se preocupa com o desempenho da bolsa no ano ou fica olhando notícias em busca de justificativas para o desempenho de uma ação, esqueça tudo isso!

Este livro é a melhor introdução que conheço sobre alocação de ativos e lhe fará enxergar os investimentos de uma forma totalmente diferente, lhe proporcionando a base necessária para montar uma carteira de longo prazo.

2. Asset Allocation, Balancing Financial Risk – Roger Gibson

Outro livro fantástico sobre alocação de ativos. Número #2 no meu ranking de livros favoritos e que consulto sempre que tenho alguma dúvida sobre um tópico específico.

Através dele pude entender de forma mais clara a importância de uma baixa correlação de ativos em uma carteira, a analisar dados históricos e até mesmo fazer um razoável projeção (afinal 99% das previsões são superficiais) sobre o que esperar em termos do retorno futuro dos ativos, bem como seu risco.

Ainda, o livro conta com um ótimo estudo sobre o rebalanceamento da carteira de investimentos e a importância de se manter firme em sua estratégia no longo prazo. Recomendo fortemente!

3. The Intelligent Asset Allocator – William Bernstein

Bernstein é um grande acadêmico estudioso sobre o tema. Seus livros são realmente muito bons. Entretanto, pelo seu conteúdo mais direcionado aos investidores que já estão familiarizados com o tema, recomendo somente comprar este livro após ter uma boa base  em alocação de ativos.

Após ler os dois livros acima recomendados, The Intelligent Asset Allocator será um ótimo complemento de idéias para melhorar ainda mais seu conhecimento sobre gestão de carteiras.

Através de um foco mais histórico e abrangente sobre a alocação de ativos, Bernstein sabe muito bem como transmitir a importância da diversificação de ativos e como evitar erros comuns, que hoje são estudos a fundo pela Economia Comportamental.

4. The Investor’s Manifesto – William Bernstein

Livro mais recente do Bernstein que trata principalmente da alocação de ativos em períodos de grande euforia ou depressão. É atualizado com dados pós-crise de 2008, além de relacioná-los crises anteriores, o que nos traz uma ótima dimensão de como uma carteira bem gerida pode enfrentar estes períodos sem grandes problemas.

Com uma linguagem mais clara e simplificada, o livro inclui ainda capítulos com foco na Economia Comportamental, impacto dos custos no portfólio e uso de fundos de índice (ETFs) para montar carteiras diversificadas e mantê-las na linha.

5. The Intelligent Portfolio – Christopher Jones

Gostei bastante deste livro pois, embora também esteja focado na alocação de ativos, traz assuntos bem diferentes (e reveladores) dos livros que citei acima.

Utiliza extensivamente a simulação de Monte Carlo para determinar milhões de cenários para calcular a probabilidade de sobrevivência e sucesso de uma carteira de investimentos a longo prazo. Parece complicado?

Se você quiser levar o nível do seu conhecimento em gestão de carteira a um patamar mais elevado, sem precisar ler um livro extremamente chato e técnico, este livro é perfeito para você!

Sem dúvida, o livro mais inteligente que já li (o título faz juz ao conteúdo) e que, não por acaso, tem a abertura escrita pelo prêmio nobel William Sharpe.

Vale Checar!

Não quer parar por aí? Então que tal acrescentar estes outros ótimos livros?

6. The Value Averaging – Michael E. Edleson

7. Fooled by Randomness – Nassim Nicholas Taleb

8. The Perfect Portfolio – Leland B. Hevner

9. The Art of Asset Allocation – David Darst

10. Asset Dedication – Stephen Huxley & J. Bruns

11. Pioneering Portfolio Managment – David F. Swensen

12. The Black Swan – Nassim Nicholas Taleb

13. Devil Take the Hindmost – Edward Chancellor

14. Yes, You Can Supercharge Your Portfolio – Ben Stein & Phil DeMuth

15. Against the Gods: The Remarkable Story of Risk – Peter L. Bernstein

Se preferir, você pode acessar de modo rápido e simples todos os livros (em inglês) que recomendo através da loja HC Investimentos na Amazon.

Lá você poderá ver de modo prático o preço dos livros e resenhas sobre eles.

Conhecimento é, sem dúvida, o melhor investimento que qualquer pessoa pode fazer! Os livros acima me ajudaram de forma significativa como investidor.

Espero que os mesmos também possam ser úteis para você!

Boa Leitura e Sucesso!

Ah, e se você quiser expandir ainda mais seu conhecimento, conheça nosso MiniCurso sobre Investimentos.

Você receberá 10 lições sobre o que realmente importante na hora de investir.

São conteúdos únicos e exclusivos na sua própria caixa de emails.

Ícone carta Fique atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

eBook-alocacao-ativos