Como calcular a rentabilidade de um ativo nos últimos 12 meses

Este artigo faz parte da série Planilhas Financeiras.

Com o intuito de auxiliar todos os investidores a realizar cálculos mais corretos e precisos sobre investimentos, seguimos nossa seção sobre planilhas do Excel disponibilizando hoje uma planilha capaz de calcular a rentabilidade nos últimos 12 meses, 24 meses ou em qualquer período desejado.

Caso não tenha realizado o download das planilhas anteriores, não deixe de conhecê-las clicando nos links abaixo:

1. Como calcular juros compostos?

2. Como calcular a rentabilidade mensal e anual?

O cálculo da rentabilidade nos últimos 12 meses é bastante utilizado no mercado pois reflete o quanto o investidor teria de lucro, caso comprasse o ativo há exatamente 12 meses (1 ano) atrás.

  • Nesta planilha você irá encontrar:

1. Retorno mensal do Ibovespa no período de Agosto de 2007 até Julho de 2010.

2. Cálculo do retorno composto nos últimos 12 meses e 24 meses.

3. Cálculo do retorno composto em qualquer período desejado. Basta escolher o mês de início desejado (ex. Outubro de 2008) e a planilha já faz todo o trabalho.

4. Extra: Como criar textos prontos com uma referência variável. Ex: “O retorno total do Ibovespa nos últimos 12 meses foi de 22,65%”.

Todas as instruções sobre como utilizar a planilha estão dentro dela própria. Qualquer tipo de dúvida deixe sua opinião na caixa de comentários ao final deste post.

Download da Planilha

Faça o download da planilha HC Investimentos – Como calcular a rentabilidade nos últimos 12 meses ou em qualquer período desejado.

download-planilhas-financeiras

Baixe a Versão Excel 2007

Para baixar mais planilhas financeiras como esta confira o restante da série Planilhas Financeiras.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos