Este artigo faz parte da série Planilhas Financeiras.
Em um artigo passado, vimos a importância da correlação entre ativos, concluindo que, quanto menor é a correlação entre dois ativos, maior será o benefício da diversificação, obtendo um menor risco para sua carteira.
Como inovar a análise de correlações? Calcular a correlação entre ativos não é uma tarefa difícil para quem já está acostumado a utilizar planilhas no Excel.
Basta utilizar a fórmula “correl” e selecionar o retorno de dois ativos desejados.
Não queria apenas “reinventar a roda”. Gostaria de trazer algo novo.
Indo além de uma simples fórmula. É com este intuito que disponibilizo a planilha ensinando a montar uma matriz de correlação entre vários ativos, a destacar correlações negativas (pintando a célula de vermelho) e ainda a utilizar fórmulas para reconhecer quais são as 5 maiores e 5 menores correlações dentro da matriz de correlações.
Para deixar a planilha ainda mais completa, coloquei o retorno mensal dos seguintes ativos no período de janeiro/2007 até julho/2010:
1. IPCA | 2. CDI | 3. Dólar | 4. Euro | 5. Ouro | 6. Ibovespa | 7. SMLL
Os benefícios da planilha. Com esta planilha você será capaz de calcular a correlação entre diversos ativos de forma simples, rápida e eficaz, sabendo exatamente quais são os números que você deve prestar atenção para melhorar a diversificação de seu portfólio através de correlações negativas e evitar a sobreposição (overlaping) entre ativos com alta correlação, o que resultaria em um aumento de custos através da aquisição de novos ativos sem o mesmo poder de correlação.
Todas as intruções sobre como utilizar a planilha estão dentro dela própria.
Qualquer tipo de dúvida deixe sua opinião na caixa de comentários ao final deste post.
Faça o download da planilha HC Investimentos – Como calcular a Correlação de Ativos
Clique para baixar (Excel 2007)
Para baixar mais planilhas financeiras como esta confira o restante da série Planilhas Financeiras.
Gostou do artigo? Compartilhe!