Cursos de Excel e Livros de Design

Muitos leitores dizem que um dos diferenciais do site HC Investimentos são os gráficos e tabelas apresentados nos artigos.

Comunicação efetiva com visual agradável e de extrema relevância para o investidor, as apresentações destacam-se do padrão.

Como adoro Excel, sempre procurei me desenvolver nesta plataforma lendo blogs (estrangeiros) e fazendo cursos que estes mesmos ofereciam.

Cursos que me fizeram economizar um grande tempo na elaboração de planilhas e na apresentação delas.

Abaixo, listo os cursos que recomendo fortemente para você melhorar bastante suas habilidades no Excel, em ordem de dificuldade.

1. Excel School – Chandoo

Se você ainda é um iniciante no Excel e deseja aprender de modo rápido e prático os principais recursos do Excel recomendo este curso introdutório do Chandoo.

Embora introdutório é extremamente rico em conteúdo, aprendendo até mesmo mais do que o necessário para se destacar no Excel.

2. Dashboards – Chandoo

Dashboards são uma forma de apresentar em uma única tela todos os gráficos e tabelas mais importantes.

Representam um resumo sobre um tópico que você deseje uma rápida avaliação.

Este curso de excel com foco em dashboards é ideal para você que precisa criar gráficos e apresentações atraentes e relevantes.

3. VBA Classes – Chandoo

VBA, Visual Basic for Applications, é uma linguagem de programação dentro do Excel. No começo, me parecia algo complexo e extremamente difícil de utilizar.

Entretanto, após compreender alguns recursos básicos, pude criar macros para automatizar minhas planilhas, economizando meu próprio tempo.

E, como sabemos, “tempo é dinheiro”.

4. Excel Hero Academy

Não tenho palavras para descrever os benefícios deste cursos. Daniel Ferry é, na minha opinião, a pessoa que mais entende de Excel do mundo. Sem exageros…

Com ele aprendi diversas técnicas avançadas no Excel, que me permitiram fazer tarefas e análises que nunca imaginei serem possíveis de se fazer no Excel.

Seu trabalho tem como principal valor a qualidade que é transmitida aos integrantes do cursos, além da ótima interação com outros estudantes do curso através de um fórum privado.

Livros sobre Informação Visual e Design

Além de cursos, também li bastante sobre os dois temas citados acima para melhorar o modo como apresento informações que julgo serem relevantes.

Abaixo, listo os livros recomendados mais importantes:

1. The Wall Street Journal Guide to Information Graphics

Ótimo livro que permite você aprender rapidamente (livro é pequeno e rápido de ler) os conceitos mais importantes sobre informação visual com foco em finanças.

Após ler o livro você verá como existem gráficos extremamente mal apresentados por toda a internet e como os seus se destacarão destes usando simples técnicas.

2. Now You See It

Livro um pouco mais técnico, mas fundamental se você deseja se destacar em suas apresentações. Sejam gráficos ou tabelas, seu trabalho ficará muito mais profissional ao ler este livro.

3. Information Dashboard Design

Dashboards…Como eu adoro eles! Resumem as informações mais importantes que necessitamos em uma única página.

Este livro é o melhor guia sobre como criar dashboards efetivos.

Extremamente recomendado.

4. Non-Designer’s Design Book

Adoro design. Porém, não tenho tempo (prioridade) para realizar todo um curso ou faculdade neste tema.

Quero saber os conceitos básicos e poder me destacar do padrão utilizando simples técnicas.

Este livro foi importante para compreender e utilizar os benefícios de um bom design.

eBook-alocacao-ativos