Criando e Interpretando Gráficos Indexados

Criando Gráficos Indexados:

Criar um gráfico indexado nada mais é do que dividir valores de um gráfico pelo outro. Porém, no Metastock realizar tal tarefa não é tão simples quanto parece. Pelo menos era o que eu achava…

Utilizando o Metastock podemos usar indicadores que já vem prontos no próprio software como médias móveis, bandas de bollinger, IFR, entre outros. Porém, podemos também criar novos indicadores. A intenção será criar um novo indicador que usará a simples fórmula de dividir um ativo por outro. O indicador será o próprio gráfico indexado. Parece confuso? Vamos por passos: (Escolha qualquer gráfico para ficar aberto). Pode ser o Ibov.

  1. Clique no Indicator Builder (ao lado do Expert Advisor)
  2. Escolha “New”
  3. Digite o nome do indicator (pode ser o nome do gráfico indexado). Ex: IbovDolcom
  4. Use a fórmula: Security(“Ativo1″, C) / Security(“Ativo2″, C). No lugar de Ativo1 e 2 escolha os gráficos que quer indexar. Ex: Security(“Ibov”, C) / Security(“Dolcom”, C)
  5. Pronto! Abra uma nova página no gráfico de início, selecione o indicador que você criou (no Ex. IbovDolcom) e jogue-o na nova página.

Note que o indicador criado é o próprio gráfico indexado e este será atualizado assim que se atualizarem os gráficos que foram escolhidos para serem indexados. Ou seja, assim que atualizar o gráfico do Ibov e Dolcom esse novo indicador será atualizado.

Sendo assim, deixe apenas o gráfico indexado (novo indicador) aberto e feche o outro gráfico que estava aberto no começo (Ex. Ibov). Agora, com o gráfico expandido salve-o como novo chart. Quando quiser abri-lo novamente é só ao invés de escolher smart charts escolher charts.

Fonte de Colsulta: Bulli Castelo

Agora podemos ir para os exemplos, interpretando os gráficos!

Interpretando  Gráficos Indexados:

  • Ibovespa x Dólar
Ibovespa indexado ao Dólar_1992-2009Ibovespa indexado ao Dólar_1992-2009 (clique para ampliar)

Algumas observações:

No gráfico estamos indexando o Ibovespa ao Dólar. A visão que buscamos ter é a visão que o investidor americano tem da nossa bolsa.

O investidor americano não está interessado no valor nominal (em reais) mas no valor indexado à sua moeda local, o dólar. Por quê?

Como ele está trazendo dólares para o Brasil, trocando por reais e comprando ações ele pode ganhar e perder de 2 formas, resultando em 4 diferentes resultados.

1. Ação Sobe (Em Reais) e Dólar Sobe (Real se desvaloriza): Comportamento neutro para o investidor.

Ação (+) / Dólar (+) = Neutro

2. Ação Sobe e Dólar Cai (Real se Valoriza): O investidor está lucrando.

Ação (+) / Dólar (-) = Ganho (+)

3. Ação Cai e Dólar Sobe: O investidor está tendo prejuízo.

Ação (-) / Dólar (+) = Perda (-)

4. Ação Cai e Dólar Cai: Comportamento Neutro. Ação (-) / Dólar (-) = Neutro

As situações mais prováveis de acontecer são as de número 2 e 3 pois, como vimos no post anterior o Ibovespa e o Dólar apresentam uma correlação negativa no longo prazo, ou seja, enquanto o Ibovespa vai para um lado (Ex. Sobe) o Dólar vai para um contrário (Ex. Cai).

Conclusão: Indexar o Ibovespa ao Dólar é muito importante,  já que os Estrangeiros são responsáveis por grande parcela do volume movimentado na nossa Bolsa. Note que a linha em vermelho representou um fortíssimo suporte (era uma forte resistência), marcando a mínima da crise (pelo menos até agora…).

Um excelente gráfico (interativo) do Ibovespa indexado ao Dólar, com muita informação contida nele e com grande abrangência histórica pode ser visto nestePoster da Enfoque.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos