Análise de ativos para se incluir em um portfólio

Desde o início do blog, vimos uma série de artigos sobre a alocação de ativos e seus benefícios. Analisamos a correlação entre ativos, a importância da diversificação, o retornos históricos de alguns ativos, o risco (volatilidade) destes e os benefícios através do rebalanceamento da carteira.

Deste modo, nos próximos artigos estaremos focando em possíveis ativos para se compor uma carteira. Com os conceitos já aprendidos poderemos fazer uma avaliação bem mais minuciosa sobre cada ativo. Assim, cada investidor poderá escolher quais os ativos que irão melhor se adaptar as suas necessidades.

Serão analisadas questões como:

(a) Retornos Históricos

(b) Riscos

(c) Correlações com outros ativos

Além destes fatores, estaremos analisando as vantagens comparativas entre eles, bem como questões que estarão sempre na mente do investidor:

(a) Como investir?

(b) Quando investir?

(c) Quanto investir?

As avaliações irão refletir, de modo geral, minhas premissas em relação aos diferentes investimentos. Cabe ao investidor inteligente adaptar as análises ao seu perfil, sendo este pessoal e único.

Os ativos analisados serão divididos por suas respectivas classes:

  • (a) Fundos de Investimento Imobiliário (FII)
  • (b) Títulos Públicos

(i) LFT

(ii) LTN

(iii) NTN-BP

  • (c) Câmbio

(i) Dólar

(ii) Euro

(iii) Ouro

  • (d) Ações

Para que a avaliação seja feita da melhor forma possível ainda irei relatar, na medida do possível, minhas experiências pessoais com cada tipo de investimento.

A nova série de artigos denominada: “Investindo em…” servirá como guia para que cada investidor possa usufruir as análises, visando elaborar e aperfeiçoar o seu portfólio de modo inteligente.

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos