A Importância da Leitura

Seja no mercado financeiro ou em qualquer outra área, devemos sempre estar nos aprimorando para que nossos conhecimentos não fiquem ultrapassados e até mesmo obsoletos.

Assim como um pianista deve praticar sempre para pegar maior precisão e perfeição em suas músicas, o ser humano necessita estar sempre em um processo eterno de aprendizado.

Neste post estarei falando da minha experiência com livros de investimentos nacionais e estrangeiros. No final dele, estarei recomendando mais de 10 livros estrangeiros. Não percam!

Livros Nacionais: Poucos Salvam

A leitura, seja de revistas, fóruns e livros, é uma das formas mais comuns e eficazes de podermos avançar contra a maré, em um processo de evolução.

É por este motivo que hoje tirei um tempo para poder compartilhar com os leitores alguns dos livros que li recentemente e quais estão na minha fila de leituras.

Já li bons livros sobre desenvolvimento pessoal (produtividade, auto-ajuda), mas irei focar nos livros sobre o mercado financeiro neste post.

Há mais de 2 anos começei a devorar vários livros sobre investimento. Muitas vezes comprava uns 4 livros por mês. Se tinha algo em que eu não controlava meus gastos era em livros.

Começei com livros nacionais bem básicos. É interessante pois sempre que acabamos de ler um livro temos uma sensação de segurança, de que descobrimos algo que pode salvar nossas vidas.

Porém, isso é uma ilusão. Nenhum livro poderá te mostrar o que fazer exatamente. Cada pessoa é diferente. O interessante é pegar as melhores idéias dos livros e ir formando uma bagagem intelectual adaptada a sua personalidade.

Após a leitura dos livros nacionais, começamos a perceber que (por enquanto) os livros tendem a se repetir muito.

É muito difícil encontrar um livro que traga uma metodologia nova. E a maioria deles costuma ser mais de auto-ajuda do que um livro voltado a ensinar uma técnica em detalhes.

Expandindo Conhecimento na Amazon

Quando chegar neste momento começe a procurar por livros na Amazon.

Como a demanda por conhecimento lá fora é enorme e a competição entre escritores é grande, o que nos sobra são livros de qualidade, do tipo o vencedor leva tudo.

Podem haver inúmeros livros sobre um determinado assunto, mas apenas aqueles com qualidade e inovadores conseguem levar uns 80% de todo o mercado. E viva o capitalismo!

Infelizmente, saber ler em inglês (ao menos no mundo de hoje) é fundamental para o sucesso em uma carreira, principalmente no mercado financeiro.

Quantos de vocês já leram um livro nacional recomendando a diversificação de carteiras e explicando (com dados teóricos) a importância da alocação de ativos.

Quantos livros falam sobre a correlação entre os ativos? O método de rebalanceamento de uma carteira? O quanto alocar em cada ativo (position sizing)? Modelos de Simulação de Monte Carlo para avaliar cenários futuros?

Existem bons livros nacionais sobre investimento, porém, é possível contar nos dedos estes livros.

Meu foco não está na crítica aos livros nacionais mas sim na crítica a postura das pessoas.

Lembrem-se, não tomem o universo de livros nacionais como se fosse o todo. Procurem expandir suas fronteiras, sair da zona de conforto, descobrir o novo.

Para os leitores que gostam e querem se aprofundar sobre o método de alocações de ativos estou disponibilizando uma imagem e um link para todos os livros estrangeiros que li e ainda pretendo ler.

livros-de-investimentos

Da esquerda para a direita temos a ordem de leitura dos livros e a lista de leitura. Irei enumerar estes livros com seu  respectivo link na Amazon logo abaixo:

  • Livros Lidos:

1. All About Asset Allocation – Sensacional! Acredito ser o livro mais indicado para o primeiro contato com o método. Uma segunda edição deste livro será publicada em Agosto de 2010. Não percam!

2. The Intelligent Asset Allocator – Livro antigo (1999) mas com valores atemporais.

3. Asset Allocation, Balancing Financial Risk – Muito bem estruturado, claro e tem um foco para quem poderá a vir a trabalhar com clientes.

4. Yes, You Can Supercharge Your Portfolio – Visão foward de como alocar de acordo com uma simulação de monte carlo.

5. Value Averaging – Uma alternativa ao método de Dollar Cost Averaging. Excelente para quem realiza compras mensais e investe em poucos ativos.

6. The Intelligent Portfolio – Outro livro sensacional! Porém, necessita de um certo grau de experiência (recomendo ler os livros acima primeiro). Tem um foco na alocação através da simulação de Monte Carlo e na redução dos custos de investimento. Traz grandes novidades.

  • Livros na fila de leitura:

7. The Investor´s Manifesto – 2º livro do autor de “The Intelligent Asset Allocator. É o livro que estou lendo atualmente.

8. Pioneering Portfolio Management

9. Asset Dedication

10. The Art of Asset Allocation

11. The Perfect Portfolio

12. The Boglehead´s Guide to Retirement Planning

  • Extras:

13. Devil Take the Hindmost

14. Against the Gods

A lista é extensa e vale muito a pena. Escolha alguns livros recomendados verá um novo mundo sob novos olhares. Não esqueça de enviar seus comentários após a leitura dos livros para que possamos debater as idéias contidas em cada um dos livros.

O conhecimento está disponível para todos. Só depende de sua vontade!

Grande Abraço e Sucesso!

Gostou do artigo? Compartilhe!

Sobre o autor

Henrique é especialista em alocação de ativos, eleito um dos 5 melhores educadores financeiros do Brasil em 2012/2013. Continue Lendo aqui!

eBook-alocacao-ativos