O foco deste artigo será mostrar 5 tipos de gráfico que você deve analisar antes de investir em fundos imobiliários.
Novos Livros, Novos Gráficos!
Recentemente encomendei 6 novos livros na Amazon e já estou na metade do segundo.
Todos tratam sobre visualização da informação e design.
Antes que você pense “qual é a relação desses assuntos com o mercado financeiro?” posso lhe dizer que há uma boa relação.
Conforme já comentei aqui no blog sobre Visualização da Informação, o mundo carece de informações mais claras e melhor elaboradas para que possamos rapidamente entender um assunto e tomar uma decisão.
Quem nunca viu um trabalho promissor que foi por água abaixo porque o apresentador utilizava péssimas tabelas e gráficos?
Colocando na prática o que venho aprendendo com as dicas dos livros, resolvi mudar todo o meu trabalho de apresentação para o site Fundo Imobiliário, do meu parceiro e amigo Sérgio Belleza.
E, juntos, fomos ainda mais adiante. Incluímos 13 novos fundos imobiliários em nossa análise.
Agora, dos 50 fundos que podem ser consultados no site da BM&FBovespa, 38 se encontram em nossas condições de elegibilidade (utilizamos o número de negócios como parâmetro), ampliando nossa análise.
Selecionei 5 gráficos relevantes e adicionei comentários abaixo deles para podermos compreender melhor todo o cenário deste setor que mais cresce no Brasil.
1-) Número de Negócios dos Fundos Imobiliários
clique na imagem para ampliar
Uma das críticas mais comuns em relação aos Fundos Imobiliários é sua baixa liquidez, que de grosso modo pode ser expressa através do número de negócios.
Entretanto, a média do número de negócios vem aumentando gradativamente nos últimos meses. A média mensal de 139 é a mais alta de todo o período histórico.
Ademais, o número de fundos com negócios mensais acima de 100 já está em 15 dos 38 que acompanhamos.
Um fundo em especial, o BC Fundo de Fundos Imobiliários (BCFF11B), recentemente analisado em detalhes aqui no blog, já apresenta um número de negócios acima de 1.500 em um único mês.
Mais investidores = Mais Negócios
A tendência de negociação com novos investidores entrando no mercado é só melhorar.
Existem sim alguns fundos com baixa negociação e, exatamente por este motivo, disponibilizamos este tipo de gráfico para auxiliá-lo no momento de decisão de investir ou não em um fundo.
2-) Rendimentos Mensais dos Fundos Imobiliários
clique na imagem para ampliar
Neste mix entre tabela e gráfico podemos analisar a evolução de rendimentos de diversos fundos imobiliários.
Como números “jogados” em uma tabela pouco agregam visualmente a análise, adicionei um pequeno gráfico (sparkline, recurso do Excel 2010) que permite analisar a tendência dos rendimentos.
Rendimentos em Alta
Alguns fundos apresentam uma grande elevação nos rendimentos, como o Projeto Água Branca (FPAB11), o BC Fundo de Fundos Imobiliário (BCFF11B) e o Excelence (FEXC11B), fundo recentemente analisado em detalhes aqui no blog.
Rendimentos em Baixa
Entretanto, fundos como o Memorial Office (FMOF11) tiveram uma redução significativa de seus rendimentos (caíram mais da metade).
O motivo noticiamos aqui no blog, antes mesmo dos rendimentos serem cortados em mais da metade.
Assim como o investimentos em ações, devemos diversificar nossa carteira de fundos imobiliários para evitarmos surpresas desagradáveis como a desocupação de parte do imóvel, resultando em um corte nos rendimentos futuros.
3-) Resumo dos Fundos Imobiliários
clique na imagem para ampliar
Esta tabela é para quem deseja obter várias informações sobre um fundo imobiliário desejado em uma única tela.
Nela você pode ver quando o ele foi laçado, quem é seu administrador, qual é o seu preço atual, preço de lançamento, yield desde o lançamento, quantidade de cotas, valor de capitalização, entre outros indicadores.
Ainda, é possível ver a média destes indicadores de forma rápida.
4-) Rentabilidade dos Fundos Imobiliários nos últimos 12 meses
clique na imagem para ampliar
O investimento em fundos imobiliários tem sido destaque de rentabilidade desde 2008. E analisando os resultados nos últimos 12 meses temos uma média impressionante de 20,75%.
O CDI, descontado o IR de 15%, teve rentabilidade de apenas 9,02% no mesmo período.
Olhando atentamente para a tabela + gráfico podemos ver que 30 dos 38 fundos analisados tiveram desempenho superior ao CDI nos últimos 12 meses.
Este é um dado impressionante e que reforça a força dos fundos imobiliários no Brasil.
Sobe e Desce dos Fundos Imobiliários
Hotel Maxinvest (HTMX11B) e BB Progressivo (BBFI11B) apresentaram rentabilidades acima de 50% e apenas 3 fundos tiveram rentabilidades negativas, sendo o pior destes, o Memorial Office (FMOF11), -12,89%, que destacamos ao longo deste artigo citando a queda abrupta dos rendimentos mensais distribuídos.
Vale notar ainda que alguns fundos apresentam menos de 12 meses de negociação (destacados na tabela com o asterístico “*”), o que poderia (teoricamente) gerar resultados ainda melhores para estes.
5-) Yield Mensal Atual e Yield sobre o Preço de Lançamento
clique na imagem para ampliar
O yield mensal é um medida que nos permite analisar a relação entre os rendimentos distribuídos recentemente pelo fundo e seu preço atual.
O valor, expresso em porcentagem, representa qual seria o ganho mensal com o fundo imobiliário apenas com seu rendimento.
A média atual é de 0,67%, apresentando uma tendência de queda nos últimos meses devido ao forte avanço do valor da cota dos fundos.
O yield sobre o preço de lançamento ainda é alto, com média de 1,05%.
Quem investiu nos fundos imobiliários em 2009, 2008 ou até mesmo antes tem motivos de sobre para comemorar.
Rentabilidades acima de 1%
Os maiores yields mensais são justamente dos fundos analisados recentemente aqui no blog, o Excellence (FEXC11B), com um valor de 1,64% e o BC Fundo de Fundos Imobiliários (BCFF11B), com um valor de 1,04%.
Na terceira posição do ranking está o CSHG Recebíveis Imobiliários BC (CSBC11), com um yield mensal de 0,88%.
É um fundo recente e que merece nossa atenção por apresentar bom yield, boa negociação e volume.
Como cautela, notem que 5 fundos apresentam um yield mensal abaixo de 0,50%, valor mínimo para o rendimento mensal da poupança.
Embora devemos lembrar que alguns fundos apresentam grande volatilidade em seus rendimentos, como o Panamby (PABY11), é preciso ficar atento a baixa rentabilidade oferecida.
Conclusão
Este foi apenas um pequeno aperitivo das novas mudanças que estamos implementando no site Fundo Imobiliário.
Com o objetivo de trazer informação de qualidade e divulgar o investimento em fundos imobiliários trabalhamos diariamente para realizar da melhor forma possível esta missão.
Se você possui interesse em fundos imobiliários dê um pulo em nosso site e tenha acesso gratuito a todas as informações necessárias para um investimento mais consciente nesta classe de ativos que mais cresce no Brasil.
Acompanhe também nosso twitter e o meu próprio twitter para informações rápidas e precisas sobre a movimentação dos fundos imobiliários.
(crédito das imagens: shutterstock.com)